Defesa de Mestrado da aluna Lilian Venâncio Nolla da Silva

24/09/2019 11:24

A aluna Lilian Venâncio Nolla da Siva defendeu sua dissertação de Mestrado no dia 20 deste mês de Setembro de 2019, intitulada “Avaliação da Aplicação de Ferramenta Ágil para Gestão do Acesso aos Serviços de Saúde em uma Central de Regulação Ambulatorial” orientada pelo Prof. Dr. Vilson Gruber e coorientado pelo Prof. Dr. Paulo Marcondes Carvalho Júnior.

A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Vilson Gruber, Prof. Dr. Paulo César Leite Esteves, Prof. Dr. Gentil Veloso Barbosa e o Prof. Dr. Roderval Marcelino.

Resumo do trabalho:

“Considerando o contexto atual de acelerado avanço de mecanismos e ferramentas de gerenciamento de projetos, combinado a carência do setor da saúde em quesitos que se referem a esta área, a utilização de ferramentas ágeis no gerenciamento de projetos é uma importante aliada na otimização de sistemas que tornam processos mais eficientes e eficazes. No Sistema Único de Saúde – SUS, o gerenciamento de informações e acessos, existe por meio de sistemas específicos. Dentre os sistemas existentes, um se destaca neste estudo: o Sistema Nacional de Regulação – SISREG, que tem por finalidade regular os acessos especializados em saúde, abrangendo consultas médicas, exames e procedimentos em saúde. No SISREG, equipes designadas pelos gerentes em saúde de cada Município, Estado, ou mesmo, pela esfera em nível federal, utilizam o mesmo sistema de gerenciamento. Constatou-se então, por meio de observação, a ausência de aplicação de ferramentas ágeis na gestão das equipes e processos, bem como, a viabilidade de uma evolução significativa a partir do uso do sistema pelas equipes. Sendo assim, neste estudo, pretendeu-se definir, analisar e aplicar ferramentas ágeis em ambiente ambulatorial, envolvendo profissionais da área da Saúde Pública Municipal, em município brasileiro. Nesta pesquisa foram aplicadas duas ferramentas ágeis dentro de uma Equipe de Regulação Municipal, quais sejam: SCRUM e CANVAS. Antes da aplicação observou-se a necessidade de melhorar a comunicação, a articulação e o fechamento de informações entre os membros da equipe que serviu de motivação para o desenvolvimento deste trabalho. De modo geral e como constatado, o gerenciamento proposto aqui, promoveu verdadeiro avanço positivo, em razão da aplicação das ferramentas ágeis. Pois a aplicação, de ambas as ferramentas, de forma conjunta, mostrou-se necessária a fim de que, principalmente, houvesse motivação na equipe. Concluiu-se que a utilização das ferramentas ágeis motivou a equipe, trazendo resultados no sentido de nivelamento dos conhecimentos e promoção de mais conhecimentos explícitos que, antes, eram tácitos e otimizando os projetos em questão.”

A aluna foi aprovada.
Parabéns a mestre Lilian Venâncio Nolla da Siva e a todos os envolvidos!

Confira mais fotos: